INTELIGÊNCIA EMOCIOÑAL


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Soft skills, habilidades socioemocionais, habilidades não técnicas. Os termos variam, mas o conceito é o mesmo: são competências mentais, emocionais e relacionais, que exteriorizam a forma como cada indivíduo lida consigo, com as pessoas e com o mundo à sua volta. São habilidades interpessoais, aquelas que se referem à sociabilização entre as pessoas. O futuro do trabalho estará no coletivo, nas pessoas reunidas em torno de objetivos comuns, a trabalho de metas afins.


A inteligência emocional no trabalho não é um hype dos nossos tempos, é uma questão de sobrevivência e se manifesta desde a maneira de respirarmos até a forma como nos relacionamos com nós mesmos e com o time.

Na sua teoria evolucionista, Darwin já dizia que o gerenciamento de emoções era crucial para a sobrevivência e adaptação dos seres. Até que, na década de 80, o psicólogo Howard Gardner publicou seu estudo de múltiplas inteligências destacando a interpessoal que, posteriormente, na mão de outros autores, acabou sendo redefinida como Inteligência Emocional.

Quando nos referimos à inteligência emocional no trabalho, celebramos todas as habilidades que não conquistamos nos bancos da faculdade e treinamentos técnicos, mas são cruciais para não deixar a peteca cair em situações de muita pressão — e que não são raras no mundo corporativo. Tais competências estão relacionadas à capacidade de gerenciar nossas questões comportamentais em tomadas de decisão profissionais e em interações com o time e com os clientes ou usuários dos serviços.

Neste workshop vamos ver que assumir uma postura confiante em relação à forma como se gerenciam as emoções traz uma série de benefícios para o profissional e seus colegas.


1. Saber se comunicar;
2. Desenvolver uma atitude colaborativa e empática com o outro;
3. Controlar os impulsos;
4. Como lidar com erros (meus, seus, nossos, dos outros, do time, do cliente…)
5. Reconhecimento de padrões comportamentais;
6. Liderança, colaboração e empatia;
7. Conexão com o próximo e foco no humano;
8. Transformação de como enxergar o resultado.

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